Ramiro Naka apresentado aos jovens

Ramiro Naka e os alunos de português da Ecole Elémentaire B de Paris 19e.
Próximo evento proposto pela Cap Magellan, uma visita da retrospetiva da obra de Amadeo de Souza Cardozo no Grand Palais.
A associação Cap Magellan organizou no dia 13 de abril, a apresentação do músico Ramiro Naka para os alunos de português da Ecole Elementaire B em Paris 19e.

Assim, esta foi a primeira vez que a associação dedicou um evento a alunos de português tão jovens: na escola, estavam cerca de 60 crianças entre os 8 e os 10 anos de idade que, não sendo necessariamente de origem portuguesa, aprendem o português. De facto, esta é uma curiosidade da Ecole Elémentaire dado que – em vez do inglês, alemão ou espanhol – há mais de 20 anos que o português é a língua estrangeira com mais destaque e aquela que os alunos aprendem desde que entram no estabelecimento.

Então, depois de um caloroso Bom dia! dos alunos, Ramiro Naka começou o seu miniconcerto: o músico cantou vários temas mostrando a todos a variedade musical da lusofonia – que pode ir do fado ao samba passando, obviamente, pelos ritmos africanos.

Além disto, Ramiro explicou ainda as suas origens e deixou como mensagem a importância de preservar todas as identidades culturais. No final, os alunos – que cantaram, improvisaram o ritmo, bateram palmas, dançaram e até pediram mais temas –, mostraram-se verdadeiramente satisfeitos com a iniciativa da Cap Magellan e todos quiseram despedir-se de Ramiro, falar com ele, fazer perguntas e pedir autógrafos.

A Cap Magellan continuará a promover a cultura portuguesa e lusófona junto dos mais novos e, portanto, informa que, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, está a preparar uma visita de estudo gratuita para alunos de português à exposição sobre Amadeo de Souza Cardoso que, do 20 de abril ao 18 de julho, estará em exibição no Grand Palais.

Aos professores e alunos de português, a associação pede que não hesitem em entrar em contacto pois esta é a oportunidade de organizar uma visita cultural a uma exposição inédita sobre uma grande personalidade da arte contemporânea portuguesa. Os lugares colocados à disposição da associação são limitados e já existem pedidos em espera.

A todos, fiquem atentos à nossa agenda, à nossa revista CAPMag e ao nosso Facebook. Todos os dias há propostas de eventos a não perder!

Ivone Barreira
Responsable du réseau