Fórum das Associações Portuguesas

Da esquerda para a direita, Luísa Semedo, José Luis Carneiro, Deolinda Ribeiro, António Albuquerque Moniz, Leonel Rebelo e José Crespo.
Duas dezenas de associações estiveram presentes assim como vários parceiros do evento.
O Fórum estava dividido em polos temáticos para mostrar a diversidade das atividades das associações.
No sábado, dia 21 de maio, teve lugar no Consulado Geral de Portugal em Paris o 1° Fórum CCPF das Associações Portuguesas de França. Estiveram presentes duas dezenas de associações assim que os vários parceiros do evento.

A Coordenação anunciou, como objetivo principal do Fórum, propor um espaço aberto ao público para dinamizar a rede associativa portuguesa em França, permitindo a cada associação de apresentar e de promover as suas atividades, de incitar a adesão de novos membros ou voluntários e de meter em contacto as associações para partilha de experiências e criação de projetos comuns. O Fórum era gratuito tanto para o público como para as associações.

O 1° Fórum CCPF contou com o apoio do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Luís Carneiro que visitou a equipa de preparação do Fórum no dia anterior, defendendo a importância deste tipo de evento federador do mundo associativo e felicitando a CCPF pela iniciativa.

O Fórum estava dividido em quatro polos temáticos: Cidadania, Juventude e Desporto; Língua Portuguesa; Cultura, Música e Folclore; Memória e Solidariedade. O objetivo era o de estruturar a visita e de mostrar a diversidade das atividades das associações.

Para além dos vários stands associativos e dos parceiros, bancos, seguradoras, alimentação e companhia aérea, o fórum contou com animações musicais organizadas pela associação Cap Magellan e Cantares de Noisy. A rádio Voz de Portugal propôs aos seus ouvintes duas horas de emissão em direto do Fórum.

Da parte da tarde, um debate sobre o estado atual da rede associativa portuguesa em França teve como conclusões a importância da profissionalização dos cargos diretivos, da integração dos membros mais jovens e da renovação dos cargos de direção das associações, da coordenação das datas dos eventos de cada associação para não dispersar público ou ainda de fusionar eventos que sejam geográficamente próximos com temáticas similares.

Para além dos objetivos práticos, a CCPF pretendeu com este 1° Fórum defender uma ideia, a saber, a importância do trabalho associativo nos mais variados domínios, que por vezes colmatam as carências das instituições, e a sua vontade de reconhecimento deste trabalho e a necessidade deste ser mais apoiado.

A CCPF anunciou o seu próximo evento em colaboração com várias outras associações, as Festiv’étés dia 25 de junho no stade Elisabeth em Paris 14ème, assim que o seu novo serviço de criação de sites gratuitos para as associações.

CCPF
1-7 avenue de la Porte de Vanves