Fim da greve da CGD

A greve dos trabalhadores da CGD França cessou no final do passado dia 24 de maio, ao fim de sete dias de luta.
Os sindicatos da Caixa Geral de Depósitos em França (Força Operária, Confederação Geral do Trabalho e Confederação Francesa dos Trabalhadores Cristãos) informam que a greve dos trabalhadores da Sucursal cessou no final do passado dia 24 de maio, ao fim de sete dias de greve, tendo-se saldado por uma vitória.

Os sindicatos e as demais instâncias representativas dos trabalhadores da CGD França lembram que o que estava em causa nesta ação de luta era inverter a degradação salarial e das condições de trabalho, defender o serviço público e a perenidade da Sucursal em benefício da comunidade portuguesa em França.

Após sete dias de luta intensa, foram obtidas melhorias salariais significativas para o conjunto dos mais de 500 trabalhadores da Sucursal, e escalonada a implementação de medidas concretas tendentes a melhorar as condições de trabalho e nomeadamente o registo e pagamento das horas extraordinárias trabalhadas nas agências.

Os sindicatos da CGD França obtiveram igualmente da Direção Geral da Instituição Pública a garantia da criação de novos produtos para limitar uma parte da atual fuga de clientes e a implementação de ações de formação dedicadas ao pessoal da rede.
No protocolo de entendimento assinado pouco antes das zero horas do dia 25, foi igualmente consignada a atribuição aos trabalhadores, em caso de despedimento, de uma indemnização (plafonada) correspondendo a duas vezes e meia a prevista no Acordo Coletivo de Trabalho da Banca em França.

As instâncias representativas do pessoal agradecem a intervenção do PCP e do BE junto do Governo e informam que continuarão atentas às respostas que serão dadas pelo Governo às perguntas que lhe foram dirigidas por estes partidos com particular enfâse para as que respeitam ao acompanhamento da gestão da Sucursal, à evolução vertiginosa do crédito mal parado e à perenidade da instituição pública em França.

Os sindicatos e as demais instâncias representativas dos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos em França agradecem a confiança dos trabalhadores e a forma persistente, digna e solidária com que se mobilizaram para o bem comum e a defesa da Sucursal da banca pública em França.

Por fim, em seu nome e em nome dos trabalhadores em luta agradecem a solidariedade que, ao longo do movimento de greve, lhes foi manifestada por diversos sindicatos da Banca em França, bem como a que lhes foi expressa por outros movimentos da sociedade civil, nomeadamente o Sindicato dos Professores das Comunidades Lusíadas (SPCL) e a Associação dos Emigrantes Lesados do BES (AMELP).

Paris, 26 de maio de 2016

Os sindicatos da CGD França: FO (Força Operária), CFTC (Confederação Francesa dos Trabalhadores Cristãos), CGT (Confederação Geral do Trabalho).