Mensagem à Comunidade Portuguesa

O Dr. António Manuel Albuquerque de Vilhena Moniz, Cônsul Geral de Portugal em Paris.
O Consulado Geral de Portugal em Paris apresenta os seus melhores cumprimentos e informa que o Diplomata, Dr. António Manuel Albuquerque de Vilhena Moniz, assumiu funções como Cônsul-Geral de Portugal em Paris no passado dia 23 de novembro de 2015.

Mensagem à Comunidade Portuguesa

Exmo.(a) Senhor(a),

Tendo assumido recentemente as funções de Cônsul Geral de Portugal em Paris, gostaria de apresentar à Comunidade Portuguesa e Luso-descendente as minhas mais cordiais saudações.

Enquanto Cônsul-Geral em Paris procurarei reforçar e melhorar a eficiência dos serviços consulares e dar uma acrescida e elevada atenção aos problemas da comunidade portuguesa, à semelhança do que tem sido feito nos últimos anos.

Prestarei particular atenção, em coordenação com os serviços da Embaixada de Portugal em Paris e da coordenação do ensino do Português em Franga, à qualidade do ensino da nossa língua, parte essencial do nosso património, da nossa vivência comum, da nossa identidade como Povo que não se confina aos limites geográficos de Portugal.

Procurarei de igual forma participar nas atividades sociais, culturais e económicas que promovam o desenvolvimento, o progresso e a visibilidade dos portugueses nesta região e que contribuam para o prestigio de Portugal e para a divulgação da Língua e Cultura portuguesas.

A Diáspora Portuguesa na área de jurisdição deste Consulado Geral conta já com uma grande maturidade e uma tradição sólida que nos deverá permitir, em conjunto, aprofundar a sua participação na vida deste país, sem deixar de defender a cultura e a história particulares da nação portuguesa, referência incontornável da nossa identidade.

Nesta quadra natalícia gostaria de desejar a V. Exa. um Feliz Natal e um ótimo ano de 2016.

Com os melhores cumprimentos.

António Albuquerque Moniz
Cônsul-Geral

Nota Curricular:

António Manuel Albuquerque de Vilhena Moniz
Nasceu em 1 de dezembro de 1965, em Lisboa; licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa; curso de Formação Diplomática pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de embaixada, aberto em 18 de março de 1991; adido de embaixada em 24 de setembro de 1991; terceiro-secretário de embaixada, em 15 de dezembro de 1992; na Representação Permanente junto da OSCE, em Viena, em 27 de dezembro de 1996; segundo-secretário de embaixada em 2 de março de 1998; primeiro-secretário de embaixada em 24 de setembro de 1999; na embaixada em Varsóvia, em 1 de abril de 2003; na Secretaria de Estado, em 19 de setembro de 2005; chefe de divisão de Acordos na Direção de Serviços de Vistos e Circulação de Pessoas da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, em 7 de novembro de 2005; conselheiro de embaixada em 21 de junho de 2006; chefe de divisão na Direção de Serviços das Organizações Económicas Internacionais da Direção-Geral dos Assuntos Multilaterais, em 22 de junho de 2006; membro e representante do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros no Conselho de Garantias Financeiras à Exportação e ao Investimento, em 30 de março de 2007; diretor de serviços da Diplomacia Económica da Direção-Geral dos Assuntos Técnicos e Económicos, em 1 de maio de 2007; ministro conselheiro na Embaixada de Portugal em Berlim, em 18 de fevereiro de 2009; chefe do gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, em 18 de agosto de 2013; ministro - plenipotenciário de 2ª classe, em 2 de junho de 2015; Cônsul-Geral de Portugal em Paris, em 23 de novembro de 2015.