Rádio Miúdos

Radiomiudos.pt
Facebook.com/radiomiudos
Chama-se RÁDIO MIÚDOS e é a primeira rádio portuguesa exclusivamente para crianças dos 0 aos 12 anos que iniciou as emissões experimentais na sexta-feira, dia 20 novembro 2015.

A radiomiudos.pt é uma rádio que emite 24 horas exclusivamente na internet, em português, para crianças, pais e educadores que vivem no estrangeiro, mas quer ser ouvida também em Portugal e nos PALOP.

O projeto procura combater o “desamparo da língua”, com que muitos emigrantes se deparam quando passam a residir no estrangeiro e foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na última edição do concurso FAZ-IDEIAS DE ORIGEM PORTUGUESA 2015, um concurso de empreendedorismo social na diáspora.

A rádiomiudos.pt tem emissão contínua de 24 horas por dia, em português, com música, histórias, entrevistas, passatempos e muitos miúdos a ter tempo de antena.

Ainda estamos em período experimental, com emissão gravada, mas as emissões em direto começam já em Janeiro de 2016, com duas horas diárias, entre as 14 e as 16 horas. Também em janeiro começarão a surgir programas diários regulares.

A radiomiudos.pt tem uma equipa de profissionais da comunicação social e professores, para além de algumas crianças que irão ter os seus próprios programas, numa emissão a privilegiar a oralidade e a música em português.

O projeto pretende preencher uma lacuna no panorama da língua portuguesa, sendo a primeira rádio em português diretamente dirigida a crianças, pais e educadores na diáspora e espera ser um ponto de encontro e uma ferramenta para que as crianças emigrantes espalhadas pelo mundo, possam praticar a língua e não perder a ligação a Portugal.

Queremos chamar as crianças, pais e educadores portugueses em Portugal e espalhados pelo mundo a participar nesta Rádio que é deles!

A radiomiudos.pt conta com alguns parceiros como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Alto Comissariado para as Migrações, o Instituto de Apoio à Criança e o IES-Instituto de Empreendedorismo Social, entre outros e vai encorajar crianças, pais, professores e comunidades da diáspora a participar como apresentadores, intervenientes ou criadores, realizando os seus próprios programas.

João Pedro Costa
Coordenador de produção