Eleições no estrangeiro

A TSP – Também somos portugueses – Associação Cívica Internacional lançou um inquérito sobre como correram as eleições para os portugueses no estrangeiro.

A TSP tem estado em campanha para divulgar como se vota para as eleições para a Assembleia da República, que funcionam de modo muito diferente das eleições para o Presidente da República, e para incentivar os portugueses na diáspora a votar. A TSP tem encontrado um grande interesse nestas eleições, o que permite prever um forte aumento do número de eleitores nos dois círculos pela emigração. Contudo, também registou inúmeras queixas e a frustração de cidadãos que não conseguiram votar. Decorrendo esta eleição essencialmente via postal, são muitos os casos de boletins de voto que nunca chegaram ao seu destino. E o sistema eleitoral no estrangeiro não é flexível o suficiente para permitir a alternativa de último recurso de tentar votar num consulado – muitos tentaram e o seu voto foi recusado isto quando em simultâneo se lamenta a abstenção.

A Associação TSP lançou hoje um inquérito dirigido aos portugueses no estrangeiro para tentar apurar a dimensão e os contornos do problema: quem votou, quem não conseguiu; quem nunca recebeu o boletim de voto, e, se possível, porquê; qual é o método de voto que preferem. Esse inquérito decorre online em https://forms.gle/LEVNmD4KjrraGTpC8, e vai ser divulgado na página de Facebook da Associação, nas redes sociais e na imprensa.

A Associação TSP apela aos portugueses no estrangeiro para preencher este curto inquérito, e divulgá-lo por todos os que vivem na diáspora. Este inquérito irá ser muito útil para podermos melhorar o sistema eleitoral, o objetivo principal da Associação.

A TSP - Também somos portugueses é uma Associação Cívica internacional que defende os direitos dos milhões de portugueses no estrangeiro. Já está implantada em Portugal, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Estados Unidos.

Também somos portugueses
Rua Cidade de Malange, 178, r/c C